segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Bomba Atômica de Hiroshima

O ataque americano foi decisivo para o fim da Segunda Guerra Mundial na Ásia, com a rendição do Japão. O bombardeio matou instantaneamente.Naquela fase da guerra, os nazistas já haviam sido derrotados pelos aliados na Europa. Restava apenas o Japão no flanco asiático, que resistia com eficiência ao cerco dos americanos. As forças dos Estados Unidos estavam derrotando os japoneses no mar e nos territórios invadidos pelo Japão, principalmente nas Filipinas, na China e nos arquipélagos do Pacífico. Entretanto, segundo os generais americanos, a perda de territórios invadidos não seria suficiente para que os japoneses se rendessem.
Para que o imperador Hiroíto, líder japonês, aceitasse a rendição incondicional, seria necessário um ataque direto ao território japonês. A invasão ao Japão era considerada uma iniciativa de altíssimo risco, pois a resistência da população e a batalha em solo inimigo provocariam baixas maciças nas forças americanas. Na época, calculou-se que uma invasão poderia causar a morte de aproximadamente 2 milhões de pessoas, entre americanos e japoneses, além de prolongar a guerra indefinidamente. Foi então que o alto-comando americano passou a considerar a única arma capaz de um ataque fortíssimo, que destruísse por completo o seu alvo sem causar nenhuma baixa nas tropas dos EUA: as bombas atômicas. Somente a potência de um ataque nuclear poderia obrigar os japoneses a se renderem. Na época, diversos cientistas, como Albert Einstein, estavam colaborando para a evolução da tecnologia nuclear, que já podia ser empregada para fins militares.
A destruição
Ironicamente batizada de "little boy", (garotinho, em inglês), A bomba foi lançada às 8h15 e as mortes foram praticamente instantâneas. Sua potência correspondia a 20 mil toneladas de dinamite. A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus centígrados, similar à temperatura do Sol. A cidade de Hiroshima pode ter sido escolhida para o ataque porque fica no centro de um vale -o que pode aumentar o impacto da explosão nuclear, já que as montanhas ao redor prenderiam na região as intensas ondas de calor, a radiação ultravioleta e os raios térmicos produzidos no ataque.
Após um silencioso clarão, ergueu-se uma espessa núvem de poeira e fragmentos de fissão. Prédios sumiram com a vegetação, transformando a cidade num deserto. Num raio de 2 km, a partir da área sobre a qual a bomba explodiu, a destruição foi total. Suas mortes jamais foram confirmadas em função da falta de cadáver.O calor arrancava a roupa e a pele. Ou as vítimas foram incineradas pelo calor, ou morreram aos poucos com os efeitos da radiação (como o câncer).
Texto:Alexandre Bigeli professor e Jornalista*
Fotos:(http://pt.dreamstime.com
Fotos:de-stock-royalty-free-(www.yunphoto.net/pt/)"

8 comentários:

  1. Olá, Hana!

    Obrigado pela visita e simpático comentário deixado.E aqui chegado, e´com muito gosto que retribuo o teu gesto, e me faço teu seguidor.
    A história aqui contada, é infelizmente, sobejamente conhecida, e um triste acontecimento que não honra a humanidade - e que alguns questionam se teria sido mesmo necessário, ou defensável a decisão tomada...
    Um abraço, boa semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Olá Hana!
    Tentei juntar-me à lista de seguidores, mas não consegui.Tentarei mais tarde.
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Oi Hana!!!
    Quanta cultura, história, aprendizado e beleza encontramos aqui!!! O Japão é tão único!!! Sua arquitetura, filosofia, enfim tantas características que necessitariam de horas e horas para descrever, tamanha a sua magnitude!!! amei seu blog!!!
    Tenha uma ótima semana!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  4. Tenho um amigo, o Shozo Mishima,(Artista Plástico) ele nasceu em Hiroshima e veio para o Brasil antes da Bomba!

    ResponderExcluir
  5. Ah, ia esquecendo: Um beijo estalado de bom!

    tchau!...

    ResponderExcluir
  6. Oiê!!

    Faz muito bem, amiga! Não se pode deixar cair no esquecimento uma tragédia como essa!

    Aqui estou para relembrar um pouco da triste história que não serve de honra ou glória para ninguém!!!

    As fotos que você posta, nos mostra um pedaço do Japão de uma beleza ímpar!
    Estou com você!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá HANA
    Muito obrigado pela visita e amáveis palavras.
    Visionei os seus dois blogues, magníficos aliás.
    Gostei de receber no ARTE FOTOGRÀFICA uma jovem brasileira a viver no Japão! O que isto deve representar em termos culturais...(!?).
    MAGNÍFICO.
    A Poesia que encontrei por aqui, diz-me que, interiormente devemos de ser muito parecidos.
    G.J.

    ResponderExcluir
  8. Hana um dos mais terríveis e tristes episódios da humanidade! Aquela foto das crianças nuas marcou eternamente a tragédia.

    Adoreiiiiiiiiii de montão o blog! Vou lendo como se faz aí com o mangá, de traz pra frente rsrs. Beijos amiga querida.

    ResponderExcluir