sábado, 27 de novembro de 2010

Monte Fuji História do Gigante Adormecido

Maior pico do Japão e um dos mais conhecidos do planeta, o Monte Fuji é m vulcão, sua última erupção aconteceu há três séculos. Em 16 de dezembro de 1707, quando lançou uma chuva de cinco centímetros de cinzas sobre a então capital do país, Edo.

Situada entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka, é o principal ícone geológico do Japão, objeto da peregrinação anual de mais de 300 mil alpinistas e turistas que fazem o caminho até o seu cume. Outros milhões o observam a distância, especialmente das janelas dos trens-bala que cortam o país.

Caso o Fuji acorde, as conseqüências podem ser desastrosas. “Em nenhum país do mundo uma capital do tamanho de Tóquio está tão próxima de um grande vulcão”. A cidade está a apenas 100 quilômetros do monte. Em dias claros, ele é visível a partir dos prédios mais altos da metrópole.Os cientistas envolvidos no projeto descobriram recentemente que a erupção de 1707 não se encaixa nos modelos usuais de vulcanismo. Registros históricos afirmam que o evento foi extremamente violento, mas o Fuji é formado quase que inteiramente por um tipo de rocha vulcânica conhecida como basalto. De acordo com teorias geológicas, vulcões desse tipo não explodem violentamente, pois o basalto jorra livremente e não acumula gás dentro do vulcão.
O monte Fuji é a montanha mais alta do Japão com 3775.63 metros acima do nível do mar.Sua idade estimada é de 10.000 anos.A origem do monte Fuji começou há milhares de anos atrás quando o arquipélago foi separado do continente.Sua origem se deu por atividades vulcânicas aumentando cada vez mais seu tamanho.Localiza-se nas bordas entre Yamanashi e Shizuoka e pode ser visto de Tóquio e Yokohama em dias limpos.
O Fujisan recebe todos os anos mais de 200.000 pessoas que sobem por várias trilhas até o topo.As épocas abertas para as caminhadas vão de Julho a Agosto que é quando a neve do topo se derrete.Fora dessa época é necessário o uso de equipamentos especiais para a subida e também para suportar o frio que no topo é muito intenso. Também é necessário um roteiro escrito que deve ser submetido aos órgãos controladores.Clima:Durante a época livre para a caminhada a temperatura no topo varia de -18 a 8 graus centígrados.
Lenda: Sengen-sama, a deusa do Monte Fuji.
Japão, foi tomada por um surto de varíola. Nessa ocasião, a mãe de um jovem chamado Yosoji também caiu doente, trazendo-lhe grande preocupação. Então, o moço procurou um mago a fim de buscar busca de cura.O mago disse ao jovem que procurasse um riacho a sudoeste do Monte Fuji.– Na nascente desse riacho, existe um santuário dedicado a Okinaga Sukuneo, o deus da Longevidade. Tome dessa água e leve-a para sua mãe beber. Essa água é um santo remédio. Depois de uma árdua e demorada caminhada, chegou a um ponto onde a trilha se dividia em três rumos a tomar. Enquanto tentava decidir em qual direção deveria seguir, apareceu por lá uma belíssima jovem vestida de branco, que disse:– Sei que você é um filho dedicado. Não mede esforços em busca da cura para enfermidade de sua mãe. Siga-me, que levarei você até a nascente do riacho. Finalmente, chegaram a um Torii (portal sagrado) próximo de uma rocha de onde jorrava um fio de água. Essa fonte era o santuário natural dedicado ao deus da Longevidade.– Beba a água e encha a cuia para levar para sua mãe – disse a linda jovem.– Estarei lhe esperando daqui a três dias, pois você vai precisar de mais goles desta água para sua mãe.
Depois de cinco visitas ao santuário do deus da Longevidade, acompanhado da bela jovem, Yosoji estava muito feliz, porque sua mãe havia melhorado e também os vizinhos a quem ele distribuiu a água. Quando contou a sua mãe todo o ocorrido, ela lhe disse que gostaria de saber o nome de tão bondosa criatura. O moço, porém, sentiu que deveria agradecer à linda jovem que o guiou para que pudesse encontrar a fonte sagrada. Assim, resolveu voltar ao santuário do deus da Longevidade, na esperança de encontrar a bela mocinha.Ao chegar no local, viu, surpreso, que a fonte havia secado. Sentiu uma grande tristeza e, ajoelhado, rezou pedindo ao deus da Longevidade que lhe proporcionasse um encontro com aquela jovem, pois queria agradecer por tudo que ela havia feito por sua mãe e pelos aldeões. Quando se levantou, viu que a moça estava em sua frente.Assim, o moço agradeceu em seu nome e de toda aldeia pela ajuda que ela havia prestado. Em seguida, expressando um desejo de sua mãe, perguntou o nome dela. – Meu nome pouco importa. E o que fiz dispensa agradecimentos. Eu guiei você até a fonte porque o deus da Longevidade me pediu. Disse-me ele que seu amor de filho é algo tão admirável que merecia ajuda. De sorte, você ajudou toda a aldeia, tanto que a fonte chegou a secar. Mas ela voltará a verter águas sagradas quando o povo necessitar novamente de ajuda e surgir outra alma bondosa como a sua querendo auxiliar seus semelhantes.
Em seguida, sem dizer seu nome, mas sempre com um sorriso amável, a bela jovem de branco sacudiu um ramo de camélias, como se estivesse chamando alguém. Em resposta ao aceno florido, desceu uma pequena nuvem do Monte Fuji na direção onde eles estavam. A linda jovem subiu na nuvem e esta se locomoveu levemente com uma pluma. Carregando a jovem, transportou-a em direção do monte sagrado. Vendo-a flutuando no espaço sobre a nuvenzinha, Yosojo entendeu que seu guia havia sido ninguém menos que Sengen-sama, a deusa do Monte Fuji. Então, caiu de joelhos e ficou claro porque toda a aldeia havia recebido uma grande graça. A deusa, como lembrança, atirou lá do alto o galho de camélias floridas.
Yosoji apanhou o galho e plantou-o com carinho. Em pouco tempo, a planta transformou-se em uma grande árvore e, perto dela, foi erguido um santuário. O povo passou a adorar a árvore e dizem que o chá das folhas desse pé de camélia é, ainda nos dias de hoje, um santo remédio para muitos males.




Fonte (http://www.negociosdojapao.com.br)
Fotos (http://www.ephotobay.com) (http://www.freepik.com/free)

8 comentários:

  1. oi Hana

    obrigado por post. eu adoro este povo esta cultura lindo lindo tudo por aqui vou seguir voce
    ouvi faz poucos dias a cançâo mais linda da minh vida .. sentimennto a flor da pele

    Sacura.. Naotarou Moriyama

    adorei

    beijos dese Barcelona!!

    ResponderExcluir
  2. Minha flor que coisa mais linda este seu outro Blog!!! Vou aprender mais sobre esta cultura maravilhosa do Japão com voce amiga...adorei aqui...também, tem a sua energia...doce final de semana...beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por este teu novo espaço, de uma beleza e paz sem igual, fiquei a olhar estas fotos que beleza Hana, é um privilégio que Deus te concede poderes ver a mão Dele ao vivo nestes lugares maravilhosos nesta cultura tão diferente da nossa mas tão mais perto Dele, e eu sou uma privilegiada por te conhecer por poder voar contigo a esses locais, por poder descobrir pelos teus olhos e palavras
    bem hajas minha querida
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Hana!!!
    Que blog linduuuuoooo!!! Amei!!! Sou muito apaixonada pelo Japão!!! Se quiser me conhecer e me seguir vou adorar!!! Meu blog: www.biapensamentos.blogspot.com
    Tenha uma ótima semana!!!
    Bjus
    Bia
    PORTO ALEGRE - RS - BRASIL

    ResponderExcluir
  5. Linda Hana
    Quanta coisa a aprender sobre o Japão.
    Nossa! Estou amando saber tanto daí.
    Você não é só linda externamente é linda internamente também.
    Minha admiração e carinho.

    Beijo.
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  6. Querida Hana!

    Você é o símbolo de uma Grande Flor a espargir sua energia para todo o Planeta, principalmente para o nosso amado Brasil. Continue assim Mestra e Veneranda da Paz!
    Sua presença enobrece o nosso Espírito para que possamos seguir a nossa rotina com a sua Luz constante! Obrigado “Hana” por você existir em nosso dia-a-dia!
    Esperamos sempre por você!
    Beijos estalados de bom!
    Tchau!...

    ResponderExcluir
  7. Ei querida, já estou por aqui também, mas que Blog sensacional... Ahhhh tô toda enrolada aqui, mas faço questão de voltar com calma por que esse merece ser lido detalhadamente com bastante calma, eu adoro cultura de outros países e a daí é muito rica, voltarei certamente... Parabéns pelo novo espaço... ;)
    Beijo, beijo!
    She

    ResponderExcluir
  8. Hana,

    sensacional, amiga! Vou deixar um poema sobre o Monte Fugi

    Fuji Yama,
    tocado por teu hálito divino
    retornamos à forma de Deus.
    Teu silêncio é canto,
    teu canto é o canto do Céu:
    Nossa terra de preocupação e febre
    se transforma em um lar de evidente doçura –
    numa morada distante da terra onde homens
    nascem apenas para morrer.
    Nós, filhas e filhos japoneses,
    enaltecendo sua serena majestade,
    o orgulho de Deus,
    Imprimimos nossas sombras em teu seio,
    o mais suave lugar da eternidade.
    Ó maravilha de face branca,
    ó sublime, ó Beleza!
    Mil rios carregam tua sagrada imagem
    No espelho de suas águas;
    todas as montanhas erguem-se para ti
    como maré que sobe,
    na esperaça de ouvir teu comando.
    Veja! Os mares que circundam o Japão
    perdem toda sua agressividade, bafejados por um vai e vem
    [de berço.
    À vista de tua sombra,
    como alguém em um sonho poético,
    perto de ti esquecemos de morrer:
    A morte é doce,
    A vida mais doce que a Morte.
    Somos imortais e também deuses,
    tuas inocentes companhias,
    Ó Fuji imortal!”

    Yone Noguchi


    Beijos amada amiga!

    ResponderExcluir