sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Bonenkai e Shinenkai e seu significado, suas tradições.

Bonenkai: evento de encerramento do ano, purifica o espírito. Shinenkai: festa de início do ano, é para dar boas vinda ao ano que chaga.
Um evento tradicional no Japão: Bo- esquecer, Nen-ano, kai- encontro. Ou seja se reunir para festejar e esquecer o ano que passou e começar uma nova história em sua vida, limpar tudo de ruin que passou durante o ano, para deixar vir o novo ano em claridade total. O Shinenkai é um evento uma festa para comemorar o ano que chega. Este evento acontece regado de muita comida e bebida. Bonenkai, começa na segunda quinzena do mês de Dezembro. A comunidade descendente de japoneses no Brasil continua esta tradição.O primeiro nascer do sol é um momento muito importante do universo, neste momento é feita uma prece no primeiro raiar do sol, ao Deus do Sol, pois segundo a lenda e crenças nos traz alegria e prosperidade para o ano todo.
O que é Hatsuyume: É o primeiro sonho do ano, dever vir com muita paz e tranquilidade o adormecer, pois não pode haver pesadelo, é prenúncio de coisas negativas para o novo ano...Mas para garantia de um sono confortável os japoneses tem um baku, a imagem de um animal que acaba com sonhos ruins..
Kagami mochi: É um bolinho feito de arroz é colocado em altares oferecendo aos deuses pedindo a felicidade e prosperidade.
Kodamatsu: Um arranjo preparado com ramos de pinheiros, haste de bambu, e galhos de ameixeira, simboliza a longevidade, persistência e prosperidade é colocado na entrada da casa para trazer sorte.
Shomenawa: Um talismã feito com pedaços de corda de palha, entrelaçada com tiras de papel branco, que é colocado no portão para afastar maus fluidos.
Texto:Hana
Fotos (Internet)
Muito obrigada pela visita.

10 comentários:

  1. Lindas histórias aí do Japão. Alem das tradições parece haver um pouco de coisas supersticiosas.

    É preciso acabar bem e começar ainda melhor, mas isso só acontece quando estamos de consciência tranquila e com vontade de praticar apenas e só o bem.

    Boas Festas

    ResponderExcluir
  2. Oi Hana!!!
    Que bacana!!! Eu não conhecia essas tradições, que lindoo mesmo!!! Como eu admiro essa cultura!!!
    Muito perfeito isto, a delicadeza é o que mais encanta. Amei!!!
    BOAS FESTAS!!!
    Bjus
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Querida Hana!

    As imagens são belíssimas, mas ... não consigo imaginar-me nem a provar comida crua :)))

    Adorei conhecer as tradições e saber os porquês.
    Vou descobrindo com os apaixonados do Japão um pouco mais cada dia e redescubro o meu país de eleição.

    Domo arigato!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei de conhecer estas belas tradições...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. Amiga Hana!

    Não sei se é impressão minha ou quebou-se o elo...
    sinto-te distante e fria.

    Desejo-te um Feliz Ano Novo, cheio de saúde, amor, paz e magia.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga Ná, é pura falta de tempo, e nada se quebrou, continua nossa amizade, mas agora estou a fazer meu doutorado, e na correria, por isso quando faço visitas é rapidinho, e fim de ano então, mais corrido ainda...te adoro e esta tudo certo viu!!
    Hana

    ResponderExcluir
  7. coisas lindas estas a aprender nesse país de cultura tão diferente da nossa mas tão cheia de espiritualidade, obrigada por partilhares connosco essa sabedoria de vida que estas bebendo.
    que o novo ano te traga tudo o que desejes e consolide sempre esse amor que trazes dentro de ti
    beijinhos amiga linda

    ResponderExcluir
  8. to lendo teus posts do outro blog e cheguei aqui. Você é especial principalmente quando admite suas fraquezas, seus defeitos como você diz, sempre falo e falam que Deus nos conhece, até nossos pensamentos, então veja essa frase, acho linda e diz tudo:

    "Conheço-te, és especial, como é especial cada filho Meu, cada um com as suas diferenças, ainda assim o meu Amor é incondicional".
    Bj Deus está contigo assim como está com todo o povo daí.

    ResponderExcluir
  9. Adoro aprender! Gostei.
    Onde clico para seguir o seu blog?
    Beijos.
    blogjoturquezzamundial
    blogaustraliacomcappuccino

    ResponderExcluir
  10. Tive o privilégio de participar de um bonenkay pela extinta empresa Cooperativa Agrícola de Cotia- CC ,onde fui colaborador no período de quatro anos, foi uma festa linda, houve muita comida e bebida....Parabéns às tradições orientais!!!

    ResponderExcluir